Trabalhos Científicos


Data limite para recebimento de resumos: 31/08/2020
Divulgação do resultado da avaliação: 23/09/2020




Instruções para submissão de resumos

Para submeter um resumo, proceda da seguinte maneira:

1) Para submeter os trabalhos é necessário que o autor responsável pela submissão do resumo esteja inscrito no evento. Não é necessário efetuar o pagamento no momento da inscrição. Isso poderá ser feito após a divulgação do aceite do seu resumo. Os demais autores que se inscreverem no congresso não deverão reenviar o resumo já inscrito;

  • O envio do resumo é exclusivamente via site do congresso.

2) Acesse a área restrita, fornecendo seu login e senha cadastrados durante a inscrição. Novos menus serão exibidos.

3) Clique no menu "Meus Trabalhos".

4) Siga as instruções da tela para acessar o formulário de submissão de resumos. Preencha todos os campos do formulário online.

5) Antes de submeter o resumo, revise, com atenção. Eventuais alterações serão permitidas somente até o prazo final de envio de resumos.

* O autor responsável pela submissão deverá preencher todos os campos no formulário online. Todas as comunicações referentes ao trabalho científico serão enviadas somente a esse autor pelo e-mail cadastrado e ele(a) deverá encarregar-se de repassar aos coautores;

6) Assinale a modalidade preferencial = Apresentação Oral OU Pôster Elerônico;

7) Ao finalizar a submissão dos resumos, clique o botão "Desconectar".

8) Após a submissão do resumo será enviado um e-mail automático para o responsável pelo trabalho (quem o submeteu), confirmando as informações cadastradas. Verifique se todas estão corretas. Caso não estejam você deve acessar sua área restrita e efetuar as alterações pertinentes (o que poderá ser feito até a data limite para submissão dos resumos).

9) Caso não receba o e-mail automático no mesmo dia confirmando o envio, o resumo pode não ter sido enviado corretamente. Nesse caso, entre em contato pelo HelpDesk informando o evento e o problema ocorrido.

10) Para novos acessos a web, basta informar USERNAME e SENHA. Caso tenha esquecido, utilize a opção "Lembrar Senha", no topo da página.



Temas

» Cefaleias e demais transtornos paroxísticos não epilépticos
» Doenças cerebrovasculares e terapia intensiva em neurologia infantil
» Doenças neuromusculares
» Epilepsias
» Erros inatos do Metabolismo
» Malformações do sistema nervoso central
» Manifestações neurológicas das doenças sistêmicas
» Neoplasias
» Neurogenética
» Neuroimagem
» Neuroimunologia, esclerose múltipla e outras doenças desmielinizantes
» Neuroinfecções
» Neurologia neonatal
» Outros
» Paralisia cerebral
» Reabilitação
» Transtornos do movimento
» Transtornos do sono
» Transtornos neuropsiquiátricos e distúrbios de aprendizagem



Informações Importantes

 Informações importantes

• O resumo deve ser enviado em português, ou inglês ou espanhol. Porém, qualquer que seja a língua escolhida é fundamental que esteja gramaticalmente correta, caso contrário, poderá ser motivo de recusa do mesmo.

• O prazo para submissão dos resumos é: 31/08/2020​.

• Para receber o certificado do seu resumo após o evento, um dos autores listados deve estar cadastrado e ter participado do evento, desde que atenda ao critério de limite de trabalhos por inscrição.

• Cada participante poderá enviar até 03 trabalhos por inscrição;

• Até 09 autores serão permitidos por trabalho. 

IMPORTANTE: O(a) apresentador(a) também tem de se incluir na lista de autores!

• O resultado dos trabalhos será divulgado na área restrita do autor, no menu “Meus Trabalhos” no dia 23/09/2020.

•  O responsável pelo envio do trabalho, após obter a aprovação deste, precisa confirmar o pagamento de sua inscrição até 30/09/2020. A apresentação deverá ser feita por aquele indicado quando da submissão do trabalho. Se não for possível, outro autor do trabalho deverá realizar a apresentação, desde que esteja inscrito no evento e tenha pago a taxa de inscrição.

• Os resumos serão enviados exclusivamente pelo site oficial do Congresso.

• Será emitido apenas 01 (um) certificado por trabalho apresentado. Os certificados de trabalhos serão impressos seguindo a ordem cadastrada de autores.

• Atenção: todos os materiais produzidos sobre os resumos (anais, certificado, dentre outros) serão reprodução fiel das informações submetidas pelo autor. Portanto, não é possível proceder a alterações quanto à grafia do título, resumo ou autores após a data limite para envio de trabalhos. Salientamos que as informações fornecidas são de inteira responsabilidade do autor que submete o resumo. Nomes grafados de maneira incompleta (por abreviatura ou omissão de um ou mais sobrenomes) não serão alterados e constarão no programa oficial e certificado digital da maneira como informado pelo autor principal no momento da inscrição.

• Os valores com desconto respeitarão as datas da tabela ‘Taxas de inscrição’ disponível no site do evento, independente da data de aprovação dos trabalhos. Para garantir o pagamento com desconto é preciso respeitar as datas descritas nessa tabela. Não haverá ressarcimento dos valores de inscrição pagos em casos de desistência ou ausência no Congresso.

• O autor principal poderá optar sobre a forma preferencial de apresentação do trabalho. Entretanto, à Comissão Científica reserva-se ao direito de alterar esta escolha;

• A decisão final da comissão avaliadora é considerada suprema, irrevogável e inapelável, a qual não será revista. Os trabalhos que não forem aceitos para apresentação oral, podem ser apresentados via pôster e os autores serão informados desta decisão.

• Ao submeter os trabalhos, os autores assumem o cumprimento das legislações e normas éticas que regem a pesquisa com seres humanos e animais, incluindo-se a aprovação pelos Comitês de Ética em Pesquisa e de Ética Clínica em Pesquisa em Animais.

• A Comissão Científica reserva-se ao direito de recusar resumos, sem informar os motivos da recusa;

• O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) de apresentar o trabalho, se aceito, durante o evento.

• A Comissão Organizadora e a Comissão de Temas Livres do Congresso não se responsabilizarão pelo conteúdo dos pôsteres, sendo isso de inteira responsabilidade dos autores, assim como não se responsabilizarão pelos custos de transporte, hospedagem ou quaisquer outros relacionados com a apresentação dos trabalhos.



Instruções para preparação de resumos

• O Título deve ser conciso e refletir o estudo a ser apresentado.

• O texto do resumo não deve exceder 2.500 caracteres (não inclui título e autoria/filiação) com espaços, limite de 250 caracteres para o título.

• O resumo deverá ser digitado em corpo único, sendo sugerido para o autor seguir a sequência: Introdução, Objetivo, Método, Resultados e Conclusão; essa sugestão não se aplica para Relatos de Caso/Casos Clínicos.

Os resumos de Pôster - Relatos de Caso deverão ser estruturados em: Apresentação do Caso, Discussão e Comentários Finais. Considerando que os relatos de casos contribuem de modo importante para a troca de experiência entre os profissionais, a Comissão recomenda que sejam enviados apenas relatos de casos comuns com evolução atípica ou de casos realmente raros, que tenham importante relevância.

• A Instituição ou Instituições onde o trabalho foi realizado, assim como os nomes dos autores, NÃO devem ser mencionadas no corpo do texto.

• O conteúdo do resumo deve estar relacionado ao tópico escolhido.

• Não será permitida a utilização de gráfico ou tabela na submissão dos resumos, embora tais recursos possam ser utilizados na formatação das apresentações;

• As instruções também se aplicam para os trabalhos enviados para a modalidade pôster.

• Não deverão ser incluídas referências bibliográficas na submissão eletrônica. Sugere-se que os autores se abstenham do uso de abreviaturas.

• Resultados baseados em afirmações como “resultados serão apresentados” e ou “dados serão analisados” não serão considerados. Estes devem ser expostos de modo mais claro possível e as conclusões devem ser baseadas nos dados apresentados. Neste caso, os autores devem apresentar resultados preliminares, ou se é um estudo em andamento, por exemplo. Do mesmo modo, não serão aceitos resumos cujos resultados, de um mesmo trabalho, estejam pulverizados em diferentes resumos.

• Relatos de casos sem clara originalidade e relevância que justifiquem sua apresentação não serão aceitos. Também serão recusados trabalhos que conste apenas revisão da literatura.

• Nomes comerciais não são permitidos, apenas os nomes genéricos das drogas, escritos em letras minúsculas.



Instruções aos trabalhos aprovados

Em breve.



Premiação

Os melhores Temas Livres receberão:
1º Lugar - 2.500,00
2° Lugar - 2.000,00
3° Lugar - 1.500,00
Para os Pôsteres, serão entregues para os 3 mehores o prêmios de R$500,00.
 



Publicação

Todos os trabalhos aprovados serão publicados nos Arquivos de Neuro-Psiquiatria.



Certificados

Após o congresso o certificado eletrônico do trabalho aprovado será disponibilizado ao autor responsável pela submissão do trabalho no site (mediante presença no evento). Para imprimir ou fazer o download do PDF, o congressista deverá acessar a área “Certificados”, localizada na página inicial do congresso, inserir o e-mail cadastrado e preencher a “Pesquisa de Satisfação”.

Importante: os certificados não são enviados diretamente para o e-mail do congressista.

  • Será emitido um certificado com o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome de todos os autores cadastrados no momento da submissão.
  • O segundo certificado emitido constará o título do trabalho, a modalidade aprovada e o nome do apresentador.
  • Pelo menos um dos autores deverá estar inscrito e comparecer ao evento para receber o certificado posteriormente.
  • Caso o autor responsável pela submissão do resumo não tenha comparecido ao evento, um dos coautores (que compareceu e expôs o trabalho) pode solicitar a transferência do certificado através do “Fale Conosco” do site do congresso. Importante: É necessário respeitar o limite máximo de trabalhos submetidos por inscrição informado acima, caso houver.
palestrantes
confirmados

CAIO BORBA CASELLA

Psiquiatra Geral e da Infância e Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Coordenador da equipe médica do Hospital Dia Infantil do IPq-HCFMUSP. Psiquiatra do Instituto da Criança do HCFMUSP.

CARLOS OTTO HEISE

Coordenador do serviço de eletroneuromiografia da divisão de clínica neurológica do HCFMUSP e do Fleury Medicina e Saúde

CLARISSA BUENO

Médica neurologista infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica do Setor de Polissonografia do Instituto da Criança do HCFMUSP. Doutorado em Fisiologia Humana.

CLAUDIO MELO DE GUSMÃO

Clinical Director, Movement Disorders Program Instructor, Harvard Medical School

ELIZABETH THIELE

Director, Pediatric Epilepsy Program Director, Carol and James Herscot Center for Tuberous Sclerosis Complex Professor of Neurology, Harvard Medical School

ELZA MARCIA YACUBIAN

Livre docente em NEurologia, professora adjunta do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo

ERASMO BARBANTE CASELLA

PROFESSOR LIVRE DOCENTE EM NEUROLOGIA PELA FMUSP NEUROLOGISTA DA INFANCIA E ADOLESCÊNCIA DO INSTITUTO DA CRIANÇA -HCFMUSP COORDENADOR DO AMBULATÓRIO DE DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM DO HCFMUSP

FERNANDO KOK

Neurologista Infantil, Professor Associado do Departamento de Neurologia da FMUSP Pesquisador Associado do Centro de Estudos do Genoma Humano do IBUSP Diretor-Médico da Mendelics Análise Genômica

FERNANDO NORIO ARITA

Professor Assistente-Doutor do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo Chefe da Disciplina de Neuropediatria do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo

FINBAR O’CALLAGHAN

• Professor of Paediatric Neuroscience • Developmental Neurosciences Dept • UCL GOS Institute of Child Health • London, UK

FRANCINE BERTOLAIS BASILIO

Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Especialista em Fisioterpia Neurofuncional na Criança e Adolescente pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). ...

Saiba mais

FREDERICO CASTELO MOURA

Chefe do setor de Neuroftalmologia - UNICAMP Assistente da Neuroftalmologia - FMUSP Doutorado em Oftalmologia - FMUSP

GUSTAVO ANTONIO MOREIRA

Doutor em Ciências Especialista em Pediatria e Medicina do Sono Médico e Pesquisador do Instituto do Sono e do Setor de Pneumopediatria, UNIFESP

JOSÉ ALBINO DA PAZ

Mestrado e Doutorado Medicina, Departamento Neurologia FMUSP, área atuação neurologia infantil, doenças desmielinizantes e neuroimunologia, neurovascular.

JÚLIO KONESKI

NEUROPEDIATRA, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) Doutor em Neurologia (pela USP, São Paulo) Mestre em Ciências Médicas (pela UFSC) Coordenador do Ambulatório de Transtornos do Aprendizado da Univi...

Saiba mais

KETTE DUALIBI RAMOS VALENTE

Professora Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

LAURA SILVEIRA MORIYAMA

Formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, onde completou residência em Neurologia. PhD e pos-doutorado em Neurologia pelo UCL Institute of Neurology, também conhecido como Queen Square, em Londres, Reino Unido. Mais de 70 publicações em rev...

Saiba mais

LEANDRO TAVARES LUCATO

Livre-docente pelo Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador da Neurorradiologia Diagnóstica do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InRad / ...

Saiba mais

LETICIA SOSTER

Doutora em Ciências (USP) - Neurologista Infantil, Neurofisiologista Clinica e Médica do Sono Responsável pelo Serviço de Sono Infantil do ICR - HCFMUSP Neurofisiologista da Polissonografia do Hospital Albert Einstein

LETÍCIA P. B. SAMPAIO

Doutorado em neurologia - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Médica neurologista infantil no departamento de neurologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo Médica neurofisiologista clínica n...

Saiba mais

LUIS AUGUSTO PAIM ROHDE

Professor Titular de Psiquiatria – UFRGS; Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria – USP. Coordenador-Geral do Programa de TDAH do HCPA. Participou do grupo de trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivo...

Saiba mais

LUIS OTAVIO CABOCLO

NEUROLOGISTA E NEUROFISIOLOGISTA CLÍNICO DOUTOR EM NEUROLOGIA/NEUROCIÊNCIAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) PROFESSOR DE NEUROLOGIA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN

MAGDA LAHORGUE NUNES

Graduada em Medicina em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez Residência Médica em Pediatria (1983-1985) e Neurologia (1986-1987) no Hospital São Lucas da PUCRS. Concluiu o doutorado em Neurociências pela Universidade E...

Saiba mais

MANUELLA DE OLIVEIRA FRAGOMENI

Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, residência médica em Pediatria pelo Hospital Geral Roberto Santos e em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Mestrado em Neurologia e Neurociênci...

Saiba mais

MARA LUCIA SCHMITZ FERREIRA SANTOS

Neuropediatra do Hospital Pequeno Príncipe(HPP) Coordenadora do Ambulatório de Doenças Raras Coordenadora da residência de neuropediatria do HPP

MARCELO DE MELO ARAGÃO

Neurologista e neuropediatra pela UNIFESP MESTRADO pela UNIFESP Médico assistente e preceptor da residência de neurologia infantil da UNIFESP Neurologista infantil do GRAACC

MARCELO MASRUHA RODRIGUES

Professor Livre-Docente de Neurologia Infantil da Escola Paulista de Medicina - Universidade Federal de São Paulo.

MARCO ANTONIO VELOSO DE ALBUQUERQUE

MÉDICO ASSISTENTE DA NEUROLOGIA INFANTIL DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SAO PAULO DOUTOR EM CIÊNCIAS PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO MEDICO COLABORADOR DO GRUPO DE IMPLANTE COCLEAR DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SAO PAULO MÉDICO ESPECIALISTA EM DOENÇAS N...

Saiba mais

MARCO ANTÔNIO ARRUDA

Neurologista da Infância e Adolescência, Mestre e Doutor em Neurologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Neurologia, diretor do Instituto Glia.

MARCONDES FRANÇA JR

Professor Livre-Docente do Departamento de Neurologia/UNICAMP Chefe dos setores de Doenças Neuromusculares e Neurogenética do HC-UNICAMP

MARIA LUIZA GIRALDES MANREZA

Médica supervisora da Clínica de Neurologia da FMUSP Doutora em Neurologia

MARIA VALERIANA L. MOURA RIBEIRO

MARIA VALERIANA LEME DE MOURA RIBEIRO CRM: 10.306 - Professora Titular de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP ) - Professora-Associada do Departamento d...

Saiba mais

MARILISA GUERREIRO

Professora Titular de Neurologia Infantil da Unicamp Chefe da Disciplina de Neurologia Infantil

PAULO BRENO NORONHA LIBERALESSO

Médico Neuropediatra, Pós-graduado em Neurofisiologia, Mestre em Neurociências. Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana. Diretor do CERENA.

REJANE DE SOUZA MACEDO CAMPOS

Residência médica em Neurologia Infantil pelo HC-FMUSP Mestre em neurociências pela UNIFESP. Assistente do serviço de neurovascular/Doppler transcraniano da UNIFESP. Neurologista infantil do Hospital Israelita Albert Einstein

RICHARD HAAS

Dr. Haas is a Pediatric Neurologist working with metabolic diseases at the University of California San Diego. He is director of the UCSD Mitochondrial Disease Laboratory and co-director of the UCSD Mitochondrial and Metabolic Disease Center (MMDC). ...

Saiba mais

ROSANA CARDOSO ALVES

Neurologista Infantil e Neurofisiologista Clinica Graduação, Residencia e Doutorado em Neurologia pela FMUSP Coordenadora da Neurofisiologia do Grupo Fleury

RUDIMAR DOS SANTOS RIESGO

Neuropediatra e Eletrencefalografista Pediátrico. Prof. Medicina (UFRGS). Chefe Neuropediatria (HCPA/UFRGS). Prof. PPG Saúde Criança e Adolescente (UFRGS). Líder Grupo Pesquisa Neuropediatria (HCPA/UFRGS)

SIMONE AMORIM

Neurologista infantil e neurofisiologista clinica pelo HCFMUSP Médica responsável pelo Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular com Toxina Botulínica em crianças com sequelas neurológicas, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universida...

Saiba mais

SIMONE APARECIDA CAPELLINI

Fonoaudióloga. Livre-docente em Linguagem Escrita – FFC/UNESP - Marília-SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília-SP. Coor...

Saiba mais

UMBERTINA CONTI REED

Professora Titular da Disciplina de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da FMUSP - Diretor Técnico do Serviço de Neurologia Infantil da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Chefe do A...

Saiba mais

VITOR GERALDI HAASE

Professor titular do Departamento de Psicologia da UFMG Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG

ADÉLIA MARIA DE MIRANDA HENRIQUES SOUZA
Neurologista Infantil do IMIP e Hospital da Restauração - Recife - PE Mestre e Doutora em Neurociências e Ciências do Comportamento - UFPE Ex-Presidente da LIGA BRASILEIRA DE EPILEPSIA biênio 2014-2016 Coordenadora do CENTRO DE DIETAS CETOGÊNICAS DO IMIP - Recife - PE
ADRIANA BANZZATTO ORTEGA
Medica neurpediatra do Hospital Pequeno Principe (HPP), responsável pelo ambulatorio de Doenças Neuromusculares. Residencia de Neuropediatria no HPP e especialização em Doenças Neuromusculares e Neurofisiologia Clinica na UNIFESP.
ANDRÉ PESSOA
Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (1999).Residência médica em Neurologia Infantil pela FMUSP, Foi Professor do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza durante 6 anos. Atualmente Professor de Práticas Médicas em Neurologia Infantil na Universidade Estadual do Ceará- UECE. Tem atuação na área de Neurologia da infância e adolescência, com ênfase em especialização em Neurogenética (Erros Inatos do Metabolismo, Doenças Neuromusculares e Distúrbios do Movimento) pelo HC-FMUSP. Doutorando no departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP com ênfase em Neurogenética.Foi preceptor do serviço de Neurologia Infantil do HC-FMUSP DE 2007 a 2008, e neurologista da AACD-SP de 2005 a 2007.Foi médico dos corpos clínicos dos Hospitais Sírio-Libanês-SP e São Luiz-SP. Atualmente é médico neurologista infantil do Hospital Infantil Albert Sabin- Fortaleza atuando principalmente nos seguintes temas: atraso e involução do desenvolvimento neuropsicomotor, transtornos do espectro autista, transtornos de aprendizagem, afecções neuromusculares, neurogenéticas, erros inatos do metabolismo, distúrbios do movimento, epilepsia e síndrome da Zika Congênita. Autor e coautor de vários artigos científicos publicados em periódicos internacionais de alto impacto como: New England Journal of Medicine, Lancet, JAMA, Pediatrics e MMWR-CDC.
BRUNA KLEIN DA COSTA
Neurologista na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Máster em Neuroimunologia Multiple Sclerosis Center of Cataluña (Universidad Autónoma de Barcelona). Doutoranda em Neurociências/Neuroimunologia na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Linhas de pesquisa em doença inflamatória do SNC em pediatria e encefalites autoimunes.
CARLOS OTTO HEISE
Coordenador do serviço de eletroneuromiografia da divisão de clínica neurológica do HCFMUSP e do Fleury Medicina e Saúde
CLAUDIO MELO DE GUSMÃO
Clinical Director, Movement Disorders Program Instructor, Harvard Medical School
ELZA MARCIA YACUBIAN
Livre docente em NEurologia, professora adjunta do Departamento de Neurologia e Neurocirurgia da Universidade Federal de São Paulo
FERNANDO KOK
Neurologista Infantil, Professor Associado do Departamento de Neurologia da FMUSP Pesquisador Associado do Centro de Estudos do Genoma Humano do IBUSP Diretor-Médico da Mendelics Análise Genômica
FINBAR O’CALLAGHAN
• Professor of Paediatric Neuroscience • Developmental Neurosciences Dept • UCL GOS Institute of Child Health • London, UK
FRANCINE BERTOLAIS BASILIO
Bacharel em Fisioterapia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), Especialista em Fisioterpia Neurofuncional na Criança e Adolescente pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (COFFITO). Mestra em Ciências pelo programa de Saúde Baseada em Evidências da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Doutoranda em Ciências Médicas, área de Neurologia pela UNICAMP. Possui Habilitação em Kinesio Taping pela Kinesio Taping Association; Aprimoramento Profissional em Reabilitação do Portador de Deficiência Física Incapacitante do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (Rede Lucy Montoro, HC-USP-SP); Formação em Perito Judicial e Assistente Técnico; atua na área de fisioterapia com experiência clínica em neuropediatria.
FREDERICO CASTELO MOURA
Chefe do setor de Neuroftalmologia - UNICAMP Assistente da Neuroftalmologia - FMUSP Doutorado em Oftalmologia - FMUSP
JOSÉ ALBINO DA PAZ
Mestrado e Doutorado Medicina, Departamento Neurologia FMUSP, área atuação neurologia infantil, doenças desmielinizantes e neuroimunologia, neurovascular.
JÚLIO KONESKI
NEUROPEDIATRA, professor da Faculdade de Medicina da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) Doutor em Neurologia (pela USP, São Paulo) Mestre em Ciências Médicas (pela UFSC) Coordenador do Ambulatório de Transtornos do Aprendizado da Univille / Joinville, SC
KETTE DUALIBI RAMOS VALENTE
Professora Livre-Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo
LAURA SILVEIRA MORIYAMA
Formada em Medicina pela Universidade de São Paulo, onde completou residência em Neurologia. PhD e pos-doutorado em Neurologia pelo UCL Institute of Neurology, também conhecido como Queen Square, em Londres, Reino Unido. Mais de 70 publicações em revistas científicas internacionais. Atualmente é Honorary Clinical Lecturer pelo UCL Institute of Neurology e Professora Colaboradora do Departamento de Neurologia da UNICAMP. Sua principal área de interesse é a clínica dos distúrbios do movimento, tanto em crianças quanto adultos, e em paralelo os transtornos do olfato em doenças neurológicas.
LEANDRO TAVARES LUCATO
Livre-docente pelo Departamento de Radiologia e Oncologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Coordenador da Neurorradiologia Diagnóstica do Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (InRad / HC-FMUSP). Coordenador da Neurorradiologia do Centro de Diagnósticos Brasil (CDB).
LETÍCIA P. B. SAMPAIO
Doutorado em neurologia - Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo Médica neurologista infantil no departamento de neurologia do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo Médica neurofisiologista clínica no Hospital Israelita Albert Einstein
LUIS AUGUSTO PAIM ROHDE
Professor Titular de Psiquiatria – UFRGS; Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria – USP. Coordenador-Geral do Programa de TDAH do HCPA. Participou do grupo de trabalho sobre Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtornos Disruptivos do Comportamento da DSM-5, Associação Americana de Psiquiatria. Presidente da World Federation of ADHD. Vice-Presidente da International Association of Child and Adolescent Psychiatry and Allied Disciplines (IACAPAP). Vice-coordenador do Instituto Nacional de Psiquiatria do Desenvolvimento para a Infância e Adolescência. Pesquisador nível 1A CNPq. Co-editor da European Child and Adolescent Psychiatry, editor emérito da Revista Brasileira de Psiquiatria, editor Associado da Attention Deficit and Hyperactivity Disorders e editor internacional do Journal of the American Academy of Child and Adolescent Psychiatry.
LUIS OTAVIO CABOCLO
NEUROLOGISTA E NEUROFISIOLOGISTA CLÍNICO DOUTOR EM NEUROLOGIA/NEUROCIÊNCIAS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP) PROFESSOR DE NEUROLOGIA DA FACULDADE ISRAELITA DE CIÊNCIAS DA SAÚDE ALBERT EINSTEIN
MAGDA LAHORGUE NUNES
Graduada em Medicina em 1982 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Fez Residência Médica em Pediatria (1983-1985) e Neurologia (1986-1987) no Hospital São Lucas da PUCRS. Concluiu o doutorado em Neurociências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) em 1994. Realizou Pós Doutorado em Neurociências no Albert Einstein College of Medicine New York (USA) em 1998. É Professora da Faculdade de Medicina da PUCRS desde 1991 e Vice Diretora do InsCer (Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul) desde 2014. È membro do staff do Serviço de Neurologia do Hospital São Lucas da PUCRS desde 1990 onde atua nas áreas de Neurologia Infantil e Neurofisiologia Clínica-Medicina do Sono e Pesquisadora do INSCER. Coordenou o Programa de Pós Graduação em Medicina e Ciências da Saúde da PUCRS de dezembro de 2004 a março de 2014. È membro titular/efetivo de diversas sociedades médicas nacionais (Sociedade Brasileira de Pediatria - SBP, Academia Brasileira de Neurologia- ABN, Sociedade Brasileira de Neurofisiologia Clínica- SBNC, Liga Brasileira de Epilepsia - LBE e Sociedade Brasileira do Sono- SBS), tendo ocupado a Presidência da LBE no biênio 2004-2006 e a coordenação do Departamento de Neurologia da SBP nos biênios 1996-1997 e 2001-2003. Atualmente é membro da Task Force on Neonatal Seizures Classification da International League against Epilepsy (ILAE). Ex- diretora para a América Latina da International Pediatric Sleep Association (IPSA). È membro do Conselho Editorial do Jornal de Pediatria. Ex- editora executiva do Journal of Epilepsy and Clinical Neurophysiology e ex-membro do Conselho Editorial da Clinical Neurophysiology (Elsevier). Tem título de especialista em Pediatria (SBP-AMB) e Neurologia (ABN-AMB) com áreas de atuação em Neurologia Infantil e Medicina do Sono.
MANUELLA DE OLIVEIRA FRAGOMENI
Possui graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, residência médica em Pediatria pelo Hospital Geral Roberto Santos e em Neuropediatria pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Mestrado em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. É membro da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, da Academia Brasileira de Neurologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria e do International Pediatric Multiple Sclerosis Study Group. Atualmente, é Neuropediatra e Preceptora da Residência de Pediatria do Hospital Regional de Taguatinga e Neuropediatra responsável pelo Ambulatório de Doenças Desmielinizantes do Hospital da Criança de Brasília.
MARCELO DE MELO ARAGÃO
Neurologista e neuropediatra pela UNIFESP MESTRADO pela UNIFESP Médico assistente e preceptor da residência de neurologia infantil da UNIFESP Neurologista infantil do GRAACC
MARCO ANTONIO VELOSO DE ALBUQUERQUE
MÉDICO ASSISTENTE DA NEUROLOGIA INFANTIL DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SAO PAULO DOUTOR EM CIÊNCIAS PELA UNIVERSIDADE DE SAO PAULO MEDICO COLABORADOR DO GRUPO DE IMPLANTE COCLEAR DO HOSPITAL DAS CLÍNICAS DE SAO PAULO MÉDICO ESPECIALISTA EM DOENÇAS NEUROMUSCULARES
MARCONDES FRANÇA JR
Professor Livre-Docente do Departamento de Neurologia/UNICAMP Chefe dos setores de Doenças Neuromusculares e Neurogenética do HC-UNICAMP
MARIA VALERIANA L. MOURA RIBEIRO
MARIA VALERIANA LEME DE MOURA RIBEIRO CRM: 10.306 - Professora Titular de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas ( UNICAMP ) - Professora-Associada do Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ( USP ) - Membro da International Pediatric Stroke Study ( IPSS ) - Toronto - Canadá - Coordenadora do Grupo CNPq de Pesquisa sobre Anormalidades Neurovasculares na Infância e Adolescência - Atividades como Docente da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - período 1.961 - 1.988: 1) Organizou e implantou a Disciplina de Neurologia Infantil, junto ao Departamento de Neurologia 2) Organizou e implantou a Residência Médica em Neurologia Infantil do Hospital das Clinicas da FMRP ( Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ) 3) Organizou e implantou os Cursos de Aprimoramento para Profissionais da Saúde - Não Médicos na FMRP( Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto ) - Junto à Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP - período 1.988 até a presente data: 1) Organizou e implantou na FCM/UNICAMP Cursos de Aprimoramento e Especialização para Profissionais da Saúde - Não Médicos, com programação para 2 anos de atividades. - Participa ativamente do Laboratório de Pesquisa de Distúrbios e Dificuldades de Aprendizagem e Deficit de Atenção da FCM UNICAMP / DISAPRE - Organizou e ativou parceria Internacional de Pesquisa Neurovascular na Infância e Adolescência, atrelando à UNICAMP através do CNPq com a International Pediatric Stroke ( IPSS ) , Toronto - Canadá - Mantém atividades assistenciais em crianças e adolescentes com anormalidades neurológicas e doenças neurovasculares em Ambulatórios do Hospital das Clinicas da UNICAMP. - Atividades Administrativas: 1) Presidente Nacional da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI)-Ano 2000 2) Presidente Nacional da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil ( SBNI ) - Ano 2004 3) Vice Presidente da Sociedade Latino Americana de Neurologia Infantil ( SLANI ) Autora de 3 Livros: 1) Neurologia do Desenvolvimento da Criança - Editora Revinter - 2004 2) Desenvolvimento de Crianças Nascidas Pre Termo - Editora Revinter - 2012 3) Condutas em Neurologia Infantil - Editora Thieme Revinter - 2006 - 2010 e 2017 - Organização de Eventos, Congressos Médicos Nacionais e Latino-Americanos - Supervisão e Orientação de Teses de Mestrado, Doutorado e Pós Doutorado - Mais de 200 Publicações de Trabalhos Científicos Nacionais e Internacionais
PAULO BRENO NORONHA LIBERALESSO
Médico Neuropediatra, Pós-graduado em Neurofisiologia, Mestre em Neurociências. Doutor em Distúrbios da Comunicação Humana. Diretor do CERENA.
RICHARD HAAS
Dr. Haas is a Pediatric Neurologist working with metabolic diseases at the University of California San Diego. He is director of the UCSD Mitochondrial Disease Laboratory and co-director of the UCSD Mitochondrial and Metabolic Disease Center (MMDC). He serves on the Scientific Advisory Board of the United Mitochondrial Disease Foundation (UMDF) and is the director of the North American Mitochondrial Disease Consortium (NAMDC) Fellowship training program.
RUDIMAR DOS SANTOS RIESGO
Neuropediatra e Eletrencefalografista Pediátrico. Prof. Medicina (UFRGS). Chefe Neuropediatria (HCPA/UFRGS). Prof. PPG Saúde Criança e Adolescente (UFRGS). Líder Grupo Pesquisa Neuropediatria (HCPA/UFRGS)
SIMONE AMORIM
Neurologista infantil e neurofisiologista clinica pelo HCFMUSP Médica responsável pelo Ambulatório de Bloqueio Neuromuscular com Toxina Botulínica em crianças com sequelas neurológicas, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); Doutora em Neurociências pelo Departamento de Neurologia do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (HCFMUSP); Membro titular da Academia Brasileira de Neurologia (ABN); Membro titular da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil (SBNI); Membro titular da International Neurotoxin Association (INA); Membro titular da Academia Americana de Paralisia Cerebral e Neurodesenvolvimento (AACPDM); Membro titular da Movement disorder society (MDS) Membro titular da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC); Graduada em Medicina, com residência medica em Pediatria, pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).
SIMONE APARECIDA CAPELLINI
Fonoaudióloga. Livre-docente em Linguagem Escrita – FFC/UNESP - Marília-SP. Docente do Departamento de Fonoaudiologia e dos Programas de Pós-graduação em Educação e em Fonoaudiologia da Faculdade de Filosofia e Ciências – FFC/UNESP – Marília-SP. Coordenadora do Laboratório de Investigação dos Desvios da Aprendizagem (LIDA) do Departamento de Fonoaudiologia – FFC/UNESP - Marília-SP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
UMBERTINA CONTI REED
Professora Titular da Disciplina de Neurologia Infantil do Departamento de Neurologia da FMUSP - Diretor Técnico do Serviço de Neurologia Infantil da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP - Chefe do Ambulatório de Doenças Neuromusculares em Crianças do HCFMUSP.
VITOR GERALDI HAASE
Professor titular do Departamento de Psicologia da UFMG Coordenador do Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento da UFMG

Fique atento ÀS
datas principais


Inscrições
Segundo e último vencimento para inscrições com desconto! Após este período, os valores serão os mesmos do local do evento.
Trabalhos
 
 

Está encerrado o prazo para envio de resumos.
Clique aqui para mais detalhes sobre a apresentação.
Trabalhos Científicos

Veja as regras para envio dos resumos e fique atento aos prazos.

SAIBA MAIS
Programação

Consulte a programação completa das palestras e cursos disponíveis.

SAIBA MAIS

Entidade realizadora
Apoio Oficial
Gerenciamento



Patrocínio Platinum

Patrocínio Premium

Patrocínio Master

Patrocínio Standard